quinta-feira, 1 de março de 2012

ARREPENDIMENTO e vergonha



"Se um homem está verdadeiramente arrependido, se conhece verdadeira e profundamente as suas culpas, nunca ninguém dirá dele tanto mal, que ele se não julgue por muito pior."
(António Vieira)


"Para que serve o arrependimento, se isso não muda nada o que se passou? O melhor arrependimento é, simplesmente, mudar."
(José Saramago)


"O remorso é uma impotência, ele voltará a cometer o mesmo pecado. Apenas o arrependimento É UMA FORÇA QUE PÕE TERMO A TUDO"
(Honoré de Balzac"


Para mim, arrependimento é o que estou a sentir agora, aliado a uma enorme vergonha.
Arrependimento é o sentir de um desperdiçar de algo bom. é a vontade de voltar atrás, ou corrigir, para poder andar para a frente.
Para trás já não posso voltar, mas posso sim ir em frente, continuar a sentir realmente este arrependimento e permitir que ele me ensine a não cometer os mesmos erros.
que seja forte este arrependimento que sinto, e que não seja esquecido quando terminar o "castigo".
Que sirva de lição para que no futuro, mesmo em relação a outras coisas, eu aprenda a dar valor às coisas BOAS que tenho. Se assim o fizer, se realmente bem-tratar o que de bom passa pela minha vida, eu não terei motivos para voltar a sentir este sentimento terrível que é o ARREPENDIMENTO.
Ao contrário do que diz Saramago, o arrependimento serve sim, para uma coisa muito importante, para me fazer reconhecer os erros, sentir dor por os ter cometido e para me ensinar a errar menos.
Quero mudar, estou a mudar.
Gostava também que este arrependimento que sinto, fosse visto por quem foi atingido pelos meus erros, como um sentimento real, capaz de me mudar, me tornando numa pessoa que poderá de novo abrir o seu coração e voltar a uma história que não está acabada e que merece ter um HAPPY ENDING.


nsvst
GOSTO MUITO DE TI
(*)

Sem comentários:

Enviar um comentário