quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Parabéns Phil

Faz hoje 62 anos, apesar de em alguns artigos que li dizerem que faz 60, um dos melhores artistas musicais de todos os tempos (quer se goste dele ou não).

Conheço três miúdas que gostam muito dele, e são de gerações completamente diferentes.
Colaborou com alguns dos maiores músicos e cantores como, Tina Turner, Paul McCartney, Sting,  Eric Clapton, Robert Plant, Led Zeplin, entre N outros. Deixo para já o vídeo da música que fez com Philip Bailey (1984).

Em 1985 realizou-se um concerto de apoio às vítimas da fome que tinha dois palcos em simultâneo, um em Londres e outro em Nova Iorque, Phil Collins foi um dos únicos três músicos a estar presente nos dois palcos, com duas actuações memoráveis (parece que ainda me estou a ver horas a fio sentado em frente à televisão com um grupo enorme de amigos..... toda uma geração parou para acompanhar esse evento).

Phil Collins participou também em alguns filmes, não sendo na minha opinião um grande actor... mas também já vi outros que se entitulam como actores fazerem figuras bem piores...deixo aqui o exemplo em Miami Vice.

 Para esta geração de miúdos por volta dos 10 anos, Phil Collins foi responsável por algumas bandas sonoras de filmes da Disney, sendo a mais marcante talvez a do Tarzan (vencedor de um Oscar para a melhor música)

MAS PARA MIM... O auge da carreira de Phil Collins é a era GENESIS.

GENESIS é a minha banda favorita, desde que me lembro de dizer que tenho banda favorita.

Há aqueles mais facciosos que dizem que GENESIS depois da saída de Peter Gabriel acabaram que que depois ficou uma merda.... pois ... na minha opinião (e atenção que Peter Gabriel é o meu cantor de eleição), Genesis tem albúns FABULOSOS com Phil Collins como vocalista. Sempre tinha sido baterista da banda, mas em 1975 assumiu também o lugar de Vocalista.

Em palco, há muito poucos como ele, o poder que tem sobre o público em alguns dos seus concertos é arrepiante.

Prémios são mais que muitos, Grammys, Oscar, Disney Legend, Golden Globe, American Music Awards, etc.

Infelizmente, vários problemas de saúde, primeiro auditivos, depois de garganta e outros têm-no afastado dos palcos com a regularidade com que tinha habituado quem gostava de o ver.

Poderia ficar aqui dias inteiros a falar dos sucessos deste homem, mas simplesmente deixo um MUITO OBRIGADO por muito que me fizeste dançar (logo eu pé de chumbo) e cantar (ainda bem que foi só no duche)...ainda hoje a discografia de Genesis e alguma de Phil Collins a solo é presença obrigatória no meu Ipod.

nsvst
GMDT
(*)





Sem comentários:

Enviar um comentário